↖️  Experimente a Novidade, ative o menu de navegação e tenha o conteúdo completo do Avis Ara

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

#RFP - Como devo proceder para fazer uma RFP?


Hoje recebi uma consulta sobre #RFP que resolvi publicar porque que acredito ser  do interesse de outras pessoas que me acompanham. 


O questionamento “Olá, Igmar. Como devo proceder para fazer uma RFP? O que é mais interessante fazer uma RFP ou fazer cotações e escolher a mais proxima do desejado?”


Por experiência própria, quando se trata de #RFP,  entendo que para não ter problemas de escopo, cronograma, cláusula de contrato, SLA, Preço e seleção do fornecedor,  contrate quem já tem experiência em elaboração e condução de processos de #RFPs. Caso contrário vc terá muitas surpresas pelo caminho que podem levar ao fracasso no atingimento dos objetivos.


Para a compra de produtos específicos, “artigos de prateleira” a tomada de preço (até mesmo leilão reverso) pode ser a alternativa mais rápida, mas é preciso restringir o acesso para não aparecer quem promete e não entrega. Talvez uma RFP para a definição de “fornecedores habilitados para o fornecimento” seja uma forma de “reduzir” prazos dos processos  contratação deste tipo de recurso.


Entendo que #RFP seja solução para contratações de serviços e projetos mais complexos, que requer mais componentes, mais detalhamento nas especificações, mais requisitos dos fornecedores, que podem diferenciar o fornecimento.


Cuidado com os fornecedores que demonstram ser “muito bonzinho” para não se tornar refém, não se apegue também em soluções de grife, nem sempre são soluções adaptáveis as suas necessidades e ficarão te devendo.


É fundamental conhecer os fornecedores, principalmente os clientes deles e como estão satisfeitos.


Caso tenha interesse, eu presto consultoria para a definição de #RFP, desde a definição dos requisitos, SLA, preços  e critérios de avaliação até a avaliação e contratação (contrato) final.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para Comentar, você precisa seguir o AvisAra