↖️  Experimente a Novidade, ative o menu de navegação e tenha o conteúdo completo do Avis Ara

sábado, 4 de novembro de 2017

Visionários - Coworking e HUB de Startups

Esta semana, em alguns almoços de negócio, enquanto fazíamos uma retrospectiva do mercado, me vieram lembranças de alguns pontos que hoje são considerados como “modismo”, “padrão”, “tendência “, etc, que mostra o quanto éramos visionários há 20, 30 anos.

Nesta publicação abordarei sobre Coworking e HUB de Statups.

Vejamos:

Hoje estamos vendo cada dia mais espaços de coworking, escritório virtual e salas de reuniões.


Também tem se tornado obrigatório para as grandes corporações a busca de soluções inovadoras e disruptivas que façam a transformação do negocio e, para isso, estão recorrendo à Hub de Startups.


Pois bem, em 1995, o visionário Belarmino Alcoforado e o Grupo Elogica construíram, em Olinda-Pernambuco, um prédio com 3 pavimentos (Centro Empresarial Elógica) e nele instalaram um Data Center para permitir o utilização das aplicações que eles desenvolviam acessadas através da nuvem (WAN) privada e IDC (internet Data Center) para atender a necessidade de prestar serviço pela internet (que estava começando no Brasil)  e do provedor de acesso à internet (ISP) que se tornou um dos 3 maiores ISP do Brasil.


Este Centro Empresarial foi construído com salas e  auditório para clientes e outras empresas se instalarem e usar de forma compartilhada a infraestrutura de  negócios; O objetivo era centralizar empresas de TI do novo mercado (internet), as Startups da época.


Alguma semelhança com os conceitos de Hub de Startups e espaços de coworking?


Trabalhei no Grupo Elógica naquela época e não vejo nenhuma diferença do que era preconizado pelo Belarmino com as práticas dos tempos atuais. 


O conceito é o mesmo, guardadas as proporções, formas de implementação  e “modernizações” do mercado, passado este vinte anos até os dias de hoje.


Naquela época não existia capital de risco disponível para empresas que vendiam “vapor”. Era muito difícil desbravar o novo mercado e esta forma de se organizar foi sendo expandida para poder dar “fôlego” e atrair investidores! 


A partir daí surgiram outros núcleos de trabalhos (Coworking), se organizando desta forma, se instalando em centros empresárias, no habitat natural de potenciais cliente, compartilhando salas permanente, com empresas fixas, profissionais liberais e outros participantes “flutuantes” em fase de projetos.


Sem medo de errar, o modelo naquela época inspirou outras organizações e muitos outros locais passaram a existir com este conceito. A Softex-Recife por exemplo, montou local semelhante em um prédio onde funcionou a IBM.


Inspirado neste modelo, Eu, meus sócios e outra empresa, ficamos instalados por um bom tempo em Centro Comercial, onde compartilhávamos, salas, infraestrutura, custo e negócios, que depois transferimos para a Softex.


O modelo também despertou acadêmicos, empresários e políticos para as possibilidades de isso ser uma forma de alavancar a produção para a “nova indústria do conhecimento”, que seria motor para “modernização” (inovação), e que culminou no que hoje é o Porto Digital, levando as diversas ilhas de conhecimento da cidade para uma única Ilha!


A diferença do passado para hoje é que os papéis se inverteram, Antes as empresas do conhecimento “corriam” atrás das grandes corporações para vender o capital intelectual e as corporações tinha dificuldade para acompanhar as empresas dispersas geograficamente, porque querem as “coisas onde colocam dinheiro” debaixo de suas asas! Agora, as grandes corporações estão se organizando com suas Hubs para atrair as Startups para se apropriar e agregar valor (capital intelectual) aos seu negócios, seguindo os modelos próprio das Startups de se organizarem.


RISCO - OPINIÃO DE UM OBSERVADOR


Me preocupa o risco “subliminar” deste novo modelo. É o o risco de o “poder econômico”, a pressão das corporações por resultados ou pessoas sem habilidade de fazer gestão do modelo metal desta população de “sufocar” a tesão criativa disruptiva dos novos empreendedores! “Pressão” não faz parte do modelo mental deles, não faz parte do Propósito!


Muitos dos conceitos novos, são conceitos antigos, com  roupagem nova, mas as cabeças são outras, o contexto de vida é outro!


Algumas vezes, estes novos conceitos estão sendo implementados por "teóricos" que nunca lideraram (na essência do significado de liderança contemporânea) ou nunca colocaram a mão na massa em projetos, ou são "figurinhas premiadas", "estrelinha", “queridinhos”, sem experiência prática, que tem como profissão a propagação de discurso e feitos de outros como seus, os “Criadores de capas de livro feito”, mas são “bem relacionados” com o poder.


São os "cientistas" sem experiências e sem obras acabadas, que na “hora H” podem levar um Unicórnio ao suicídio  ou se tornar um mero Pônei de estimação para ser exibido para a corporação e para o mercado!


Fiquem de olho neste Risco!


REFLEXÕES


  • Será que este modelo adotados pelas corporações, criando suas Hubs, serão capazes de alavancar o desenvolvimento do mercado de conhecimento?
  • Será que se estará segregando as Startups a grupos (Castas) dos que podem ser consumidos dos que não podem ser consumidos e gerando preconceitos?

  • Será que este movimento estará restringindo o mercado das Statups  (reserva de mercado) através do poder econômico?
  • Ou será uma estratégia empresarial para matar no ninho as Startups que um dia poderiam tornar obsoleto o Negócio da Corporação, que levem a elas desaparecer do mercado?


O que você acha?


Façam seus comentários!


Na próxima publicação, abordaremos  o que tem haver os conceitos e modelos de negócios de 30 anos atrás relacionados  aos serviços bancários com os conceitos atuais de transformação digital, Bancos Digital, serviço virtual e nuvem.


Compartilhem!


Um comentário:

Márcia Dementshuk disse...

Igmar, tudo bem? Sou jornalista e conheço Belarmino há uns dois anos! Entrevistei-o algumas vezes e estamos com um blog www.ultimocorisco.com.br. Belarmino montou um grupo de Whatsapp e publicou essa história lá. Achei super interessante, pois confirma as histéorias que contamos no blog! Belarmino comentou que não teria problemas em republicar seu texto no blog, com um breve comentário.
Se você preferir, eu excluo a publicação, mas gostaria que o senhor lesse! Aliás, faça contato para Belarmino acrescentá-lo ao grupo. O senhor encontrará velhos amigos!
https://medium.com/@marcia0671/o-grupo-no-whatsapp-criado-por-belarmino-iotatu-se-tornou-um-f%C3%B3rum-de-di%C3%A1logo-sobre-tecnologia-9b4b76bb81bf

Postar um comentário

Para Comentar, você precisa seguir o AvisAra