↖️  Experimente a Novidade, ative o menu de navegação e tenha o conteúdo completo do Avis Ara

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Back to play - Página virada

Após um breve período de silêncio, por um inexplicável e repentino bloqueio de inspiração para escrever, Estou de Volta ao Jogo!

Desta vez estou escrevendo para o registro no meu histórico pessoal de mais uma “Página Virada”, que anunciei subliminarmente na postagem que fiz em 25.08.17 (O Tempo Não Para).

Depois de 14 anos de muito trabalho, realizações e aprendizados, deixei o Bradesco pra trás da minha história e estou seguindo pra frente, para começar a criar um novo final!

Em breve teremos novidade, até lá estou curtindo um período de “desintoxicação corporativa” para “zerar o ponteiros” e começar com força total.

Mas uma coisa é certa!

BACK TO PLAY.

Valeu Bradesco!
#Fui

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

10 principais tendências tecnológicas estratégicas para 2018


Em publicação feita pela Forbes hoje, 04.10.2017, Peter High revela  no symposium do Gartner em andamento em Orlando, a empresa identificou as dez principais tendências tecnológicas estratégicas para o próximo ano. O Gartner define "estratégico" como as tecnologias que terão um potencial perturbador significativo nos próximos cinco anos. " Aqui está um resumo das tendências:

1. AI Foundation
2. Intelligent Apps & Analytics
3. Intelligent Things
4. Digital Twin
5. Edge computing
6. Conversational Platforms
7. Immersive Experiences
8. Blockchain
9. Event Driven
10. Continuous Adaptive Risk & Trust

1. AI Foundation

A inteligência artificial (AI) tem um enorme potencial para melhorar a tomada de decisões, reinventar modelos de negócios e ecossistemas, e refazer a experiência do cliente. Muitas organizações já tomaram nota disso, com uma recente pesquisa do Gartner, indicando que 59% ou organizações estão reunindo informações para construir uma estratégia de IA, enquanto o resto está pilotando ou adotando programas de AI. Dado que as técnicas de IA estão em rápida evolução, e as organizações precisarão investir fortemente em habilidades, processos e ferramentas, sugere-se que o foco comercial seja focado em soluções bem dimensionadas visando tarefas específicas. Com o Gartner estimando que, até 2020, 30% dos CIOs incluirão AI em suas 5 principais prioridades de investimento, agora é o momento de investir na preparação de dados, integração, algoritmo e seleção de metodologia de treinamento e criação de modelo.

2. Apps e Analytics inteligentes

A AI tornou-se um importante campo de batalha para fornecedores de software e serviços, com a AI esperava ser incorporada em cada aplicativo, aplicativo e serviço, pelo menos em algum nível. O Gartner destaca a análise aumentada, que utiliza o aprendizado de máquina para automatizar a preparação de dados, a descoberta de insights e a interação de informações como uma área de crescente importância estratégica. As organizações devem explorar aplicativos inteligentes que aumentam a atividade humana e identificar casos de uso em análises avançadas, processos inteligentes e novas experiências de usuários

3. Coisas Inteligentes

À medida que o IoT cresce para abranger um número crescente de coisas, a AI e a máquina permitirão que essas coisas funcionem de forma autônoma ou semi-autônoma. À medida que a tecnologia avança, enxames de coisas inteligentes funcionarão de forma colaborativa para alcançar um objetivo.

4. Gêmeo Digital

Os gêmeos digitais, que são representações digitais dos sistemas do mundo real, oferecem informações sobre o status de sua homóloga do mundo real. Essas representações podem responder a mudanças ou melhorar as operações, potencialmente economizando bilhões de dólares de empresas em reparos e operações de manutenção. Embora a maioria dos exemplos de gêmeos digitais hoje existam dentro do espaço IoT, existe um potencial crescente para que gêmeos digitais existam para objetos que na verdade não "pensam", como um gêmeo digital para um humano que oferece dados biométricos e médicos aos médicos, ou um gêmeo digital para uma cidade, que poderia oferecer informações aos planejadores da cidade sobre operações e manutenção.

5. Computação de borda (Edge/Fog)

A computação de borda move a computação e o processamento mais próximos do usuário / coisa, ou a "borda" da rede. Quando comparado à computação em nuvem tradicional, isso reduz a largura de banda de comunicação necessária e elimina a latência entre os sensores e a nuvem. À medida que os veículos autônomos, os drones e outras tecnologias robóticas continuam a amadurecer, a necessidade de processamento em tempo real de enormes quantidades de informações só crescerá.

6. Plataformas Conversacionais

As plataformas conversacionais estão mudando a maneira como as pessoas interagem com o mundo digital. Ao invés de ter que aprender como o computador se comunica, as plataformas conversacionais permitem ao usuário transmitir sua intenção usando linguagem natural. Nos próximos anos, as interfaces de conversação tornar-se-ão um objetivo de design primário para a interação do usuário e podem se tornar a principal maneira que os usuários se comunicam com o mundo online.

7. Experiências imersas

A realidade virtual (VR), que coloca o usuário em um ambiente digitalmente renderizado e realidade aumentada (AR), que sobrepõe a informação digital no mundo real, está dissolvendo os limites entre o mundo digital e o físico. Agora, a realidade mista (MR), que funde e estende tanto AR como VR, está se tornando a experiência de escolha. Combinado com as plataformas conversacionais e o IoT, essas tecnologias vão inaugurar uma mudança fundamental para a computação invisível, imersiva e ubíqua

8. Blockchain

O blockchain é um livro-razão compartilhado, distribuído descentralizado e tokenizado que remove a fricção do negócio por ser independente de aplicativos ou participantes individuais. Embora exista um potencial significativo a longo prazo para partes não confiantes trocarem transações comerciais, os próximos dois a três anos serão mais hype do que benefício tangível. Dito isto, as organizações ainda podem se posicionar para tirar proveito da tecnologia ao entender as oportunidades de negócios em potencial, bem como as capacidades e limitações da tecnologia.

9. Evento dirigido

Os momentos de negócios digitais, que são uma combinação de eventos de negócios que refletem a descoberta de estados notáveis ou mudanças de estado, direcionarão negócios digitais. Enquanto um exemplo simples seria o sinal de que uma ordem de compra foi concluída, à medida que as tecnologias IoT e outras emergem, eventos complexos podem ser detectados mais rapidamente e analisados em maior detalhe. A Gartner sugere que as empresas devem adotar o "pensamento de eventos", uma vez que, em 2020, a percepção da situação em tempo real será uma característica necessária para 80% das soluções de negócios digitais e 80% dos novos ecossistemas empresariais exigirão o apoio ao evento em processamento.

10. Risco adaptativo contínuo e confiança

O mundo da segurança está mudando constantemente à medida que as ameaças e a proteção de ameaças evoluem, como evidenciado pela série de hacks de alto perfil durante o verão. A avaliação contínua do risco adaptativo e da confiança (CARTA) permite a tomada de decisões em tempo real, com risco e confiança, com respostas adaptativas ao negócio digital de segurança. Para tornar a CARTA realidade, as organizações devem explorar a integração da segurança em seus esforços DevOps para oferecer um processo continuo de SevSecOps, além de explorar tecnologias de decepção para capturar atores ruins que penetraram na rede da organização.


IDFM