↖️  Experimente a Novidade, ative o menu de navegação e tenha o conteúdo completo do Avis Ara

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Como alcançar 38 anos no mercado de trabalho com cabeça de 30?

Recentemente descobri que estou a 38 anos atuando no mercado, antes que vocês questionem esclareço que não fazia as contas a pelo menos 15 anos. Isso me levou a uma retrospectiva que resolvi compartilhar, para tentar responder a questão:

Como alcançar 38 anos de mercado de trabalho com cabeça de 30?


Não é fácil e não tem mágica, mas é preciso ter ou desenvolver as habilidades de um equilibrista, para saber seguir no mesmo ritmo da corda bamba para se manter em pé até seu destino. 

É preciso também, manter as habilidades de "esponja" e de curiosidade das crianças, para descobrir e absorver tudo que é novo e desconhecido. Que se aprende a andar, caindo. Que sempre procura um "brinquedo" novo e abandona depois que aprende a brincar.

A retrospectiva me fez lembrar, alguns pontos  que fizeram diferença na minha jornada. Acredito que boa parte de vocês que estão lendo este Post, viveram a mesma época e tiveram experiências semelhantes!

No início, lá pelo final da década de 70, estava fechando meu ciclo de vida sem ter que trabalhar. 

No início tudo era novidade, o entusiasmo transbordava. Naquela época, em relação ao dias de hoje, queimei a etapa de aprendizado de estagiário e fui direto para a linha de frente, era como ser um recruta na linha de batalha sem ter aprendido a atirar. Estava empregado!

Desde aquela época me incomodava a rotina do dia a dia. Sempre buscava alguma forma de me livrar da rotina ou uma forma que ela passasse rapidamente,  me deixando tempo livre para desenvolver outras habilidades que permitissem mudar o meu dia a dia. Este comportamento hoje  é considerado normal para a geração digital, mas não era bem vista antigamente.

Naquela época eram fortes os paradigmas:  "manda quem pode e obedece que tem juízo"; e "tudo  devia ser feito como era feito, afinal  sempre foi assim".

Mesmo assim, não me contentava e ficava indignado com a situação e queria realizar as mudanças que fossem necessárias. 

Isso era visto como rebeldia! Este "carimbo"  iria me seguir ao longo do tempo! Mas, alheio aos paradigmas da época, com "patrocínio e cumplicidade" de pessoas chaves, conseguia realizar mudanças.

Os meus tempos livres eram ocupados fazendo pesquisas, aprendendo coisas novas,  de outras áreas,  que trouxesse  melhorias para as rotinas de trabalho do dia a dia, para alterar,  automatizar é eliminar coisas inúteis que não faziam sentido de serem feitas.

-


-
Naquela época não tinha internet, era muito difícil o acesso ao conhecimento. O conhecimento estava disponível  só por meio de livros, manuais técnicos e com poucas pessoas que não eram egoístas e compartilhavam conhecimentos. Era a época de "Quem tinha a informação, tinha o poder" e quem tinha, "escondia" para benefício próprio. Quem passou por esta época vai entender do que se trata.

Era como um "sonho", conseguia obter mais resultados, reduzia a carga de trabalho e disponibilizava mais tempo livre para buscar novos conhecimentos. Isso me fascinava, me dava força. 

Sempre que acontecia de ficar "com tempo livre" surgia um fato novo para me tirar da zona de conforto, me levando a uma "evolução" seja por novos desafios, por oportunidades ou  simplesmente por está "livre",  "pronto", disponível para começar! 

Mas os novos desafios sempre vinham com processos. E  lá estava eu novamente buscando uma forma de se livrar das coisas inúteis e encontrar soluções mais produtivas para o dia a dia.

Isso me deixava intrigado, não fazia sentido! Quando chegava o momento de tirar proveito do tempo livre, me descobriam para uma nova demanda e estava eu lá num loop eterno. 

Ainda na década de 90, por forças das condições do mercado, principalmente brasileiro, tive diversas experiências de outsourcing, downsizing e rightsizing, conceitos que faziam parte do buzzword da época. Lá estava eu, seja reorganizando, reestruturando, eliminando processos, fazendo o certo com quem faz certo e principalmente reduzindo custos.

Logo logo,  sem perceber, fui me tornando um especialista em identificar oportunidades, em realizar melhorias e em "se livrar" de coisas inúteis. Comecei a entender que o que sabia fazer bem era "Fazer com que outros fizessem o que deveria ser feito de forma que fosse a melhor forma de ser feito".😀

Este despertar só foi possível por ter "apanhado" muito, passado por diversas áreas de TIC, sendo aquele que "fazia acontecer", com "alta capacidade de entrega" e  por ter experimentado do topo ao fundo do poço.

Resultado, todo o tempo livre que surgiam, passavam a ser ocupados por novas demandas. Passei a ser mais e muito mais demandado. Resultado, nunca mais tive tempo livre, sempre tem algo para melhorar, para "se livrar", algo para ser feito!  

Em consequência, nos dias atuais, nos momentos de tempo livre, sempre estou "ligado", pesquisando, buscando novos conhecimentos, conectando ideias, fatos, coisas e pessoas. É como um vício!

Também não foi o acaso que me trouxe até aqui, 38 anos depois, foram as  oportunidades aproveitadas e ter atuado nas maiores instituições financeiras desde o início da corrida tecnológica (anos 80) com as dificuldades econômicas do país, todos os planos eu estava lá. Depois da economia equilibrada, num cenário com  restrições e baixa inflação que o desafio passa a ser a sobrevivência das instituições financeiras.

Não foi à toa. Quem encara com seriedade estes cenários de turbulências, riscos e mudanças tecnológicas no mundo, torna-se um profissional completo, com formação e experiência que nenhum MBA agrega. 

Neste mercado super competitivo, somos obrigados a nos superar e reinventar dia a dia para não nos tornarmos obsoletos! É preciso acertar a flecha no alvo, antes dele ser pintado! 

Na construção de sua estrada, você é rolo compressor ou é asfalto, fiz opção para ser o rolo compressor!

Ao longo dessa caminhada, muitas descobertas me fizeram chegar até aqui.

  • Descobri que quem faz as coisas acontecerem são as pessoas, o time. Existe uma pessoa certa para a coisa certa, sozinho não se ganha jogo, não se chega longe;
  • Descobri que sem empatia, afastamos as pessoas, as soluções;
  • Descobri a importância do networking. A vida acontece como uma rede;
  • Descobri que no ambiente onde  "manda quem pode e obedece que tem juízo", é mais fácil realizar e conseguir resultado abrindo mão da autoria;
  • Descobri que as vezes  é necessário usar o rolo compressor para derrubar as paredes e fazer aterros no lugar de pontes !
  • Descobri que qualquer ideia, depois de tornada pública, deixa de ter dono. Qualquer ideia pode ser conectada, ajustada e produzir mais resultado com outras ideias;
  • Descobri que se manter na "zona de conforto" é se manter na "zona de estagnação", é a forma mais rápida para se tornar obsoleto ou um zumbi.
  • Descobri que contribuímos com a evolução do ser humano, conectando quem tem conhecimento com quem necessita ter e  transformar esta conexão em inovação e diferencial de vida;
  • Descobri que podemos ser agente de transformação, motivação e realização que ajuda o mundo a ser diferente;
  • Descobri que não existe lugar certo na hora errada. O lugar só será certo se a hora for certa;
  • Descobri que a vida dos Jetsons é uma realidade atual (porque não descobri isso antes🤔 dos outros que estão tirando proveito?)
  • Descobri que ter sócio é mais difícil que ter uma esposa! Mas sem sócio não se constrói uma empresa!
  • Descobri que tudo que aprendemos, experimentamos e vivemos são nosso repertório de conhecimento que nos fazem diferentes e criativos;
  • Descobri que quem compartilha conhecimento, informação ou recursos, tem muito mais poder  do que quem esconde ou restringe;
  • Descobri que é melhor "usar" que "ter", "ter" pode levar muito tempo, pode não dá tempo!
  • Descobri que minha "mania" de se livrar de coisas inúteis, que dão apenas trabalho, é um diferencial competitivo dos profissionais de alto rendimento, de alto nível de entregas, de pessoas criativas; 
  • Descobri que o aprendizado do fracasso não se ensina, apenas se aprende. Este é um diferencial exclusivo!
  • Descobri que precisamos aprender todos os dias algo novo;
  • Descobri que os melhores exemplos de como fazer ou ser, são originados de péssimos exemplos! O contra-exemplo é o melhor exemplo de como não fazer ou ser;
  • Descobri que líderes não criam seguidores. Eles criam mais líderes, mais sucessores!
  • Descobri que formar sucessores prontos para assumir é a maneira de se ter mais tempo livre e está disponível para novas oportunidades;
  • Descobri que sigo um modelo mental próprio, um paradoxo, (ainda vou escrever um artigo específico sobre isso ) que tornam as pessoas autogerenciáveis e as equipes reconhecidas por mais produtividade.

IDFM

sábado, 26 de agosto de 2017

Rede social - Mudança de hábito


Se as redes sociais tradicionais no modelo do facebook não se reinventarem, estão fadadas ao abandono. Mesmo tendo a presença de usuário, o acesso deixa de ser interessante.





Pelo menos é o que tem acontecido comigo, minha frequência tem se reduzido a no máximo 1 por dia, e olhe lá quando acesso.








Acredito que o futuro da interação social Digital, passa pelos APPs de mensagens e comunicação direta, não é por menos que WhatsApp, FB messenger, Skype, Telegram estão se destacando na comunicação social Digital.





Essa é a minha leitura para o futuro deste modelo de rede social.





E você, tem observado esta mudança de hábito de comunicação?





IDFM

Rede social - Mudança de hábito

Se as redes sociais tradicionais no modelo do facebook não se reinventarem, estão fadadas ao abandono. Mesmo tendo a presença de usuário, o acesso deixa de ser interessante.

Pelo menos é o que tem acontecido comigo, minha frequência tem se reduzido a no máximo 1 por dia, e olhe lá quando acesso.


Acredito que o futuro da interação social Digital, passa pelos APPs de mensagens e comunicação direta, não é por menos que WhatsApp, FB messenger, Skype, Telegram estão se destacando na comunicação social Digital.

Essa é a minha leitura para o futuro deste modelo de rede social.

E você, tem observado esta mudança de hábito de comunicação?

IDFM

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

O Tempo Não Para

Podemos passar nossos dias como se não houvesse o amanhã (Legião Urbana), mas o tempo não para  (Cazuza) e a melhor maneira de prevê o futuro é criá-lo (Peter Drucker).



O Tempo Não Para

Cazuza

Disparo contra o sol
Sou forte, sou por acaso
Minha metralhadora cheia de mágoas
Eu sou um cara
Cansado de correr
Na direção contrária
Sem pódio de chegada ou beijo de namorada
Eu sou mais um cara


Mas se você achar
Que eu tô derrotado
Saiba que ainda estão rolando os dados

Porque o tempo, o tempo não pára


Dias sim, dias não
Eu vou sobrevivendo sem um arranhão
Da caridade de quem me detesta


A tua piscina tá cheia de ratos
Tuas ideias não correspondem aos fatos
O tempo não pára


Eu vejo o futuro repetir o passado
Eu vejo um museu de grandes novidades
O tempo não para
Não para, não, não pára


Eu não tenho data pra comemorar
Às vezes os meus dias são de par em par
Procurando agulha num palheiro


Nas noites de frio é melhor nem nascer
Nas de calor, se escolhe: é matar ou morrer
E assim nos tornamos brasileiros
Te chamam de ladrão, de bicha, maconheiro
Transformam o país inteiro num puteiro
Pois assim se ganha mais dinheiro


A tua piscina tá cheia de ratos
Tuas ideias não correspondem aos fatos
O tempo não pára

Eu vejo o futuro repetir o passado
Eu vejo um museu de grandes novidades
O tempo não para
Não para, não, não pára


Dias sim, dias não
Eu vou sobrevivendo sem um arranhão
Da caridade de quem me detesta

A tua piscina tá cheia de ratos
Tuas ideias não correspondem aos fatos
O tempo não pára


Eu vejo o futuro repetir o passado
Eu vejo um museu de grandes novidades
O tempo não pára
Não para, não, não pára


IDFM


quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Vida digital.

Seis anos se passaram desde que fiz a publicação abaixo no FaceBook.  

Não sei vocês, mas comigo isso é uma realidade! 

Mas esta frase precisará ser alterada para representar outra realidade.

"Em breve você não precisará entrar na internet, a internet estará o tempo todo dento de você"

E você?




quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Bitcoin - Sequestro de Telefone

Mesmo que você não tenha interesse em  moedas digitais, você certamente faz parte dos 2.6 bilhões de smartphones no mundo, você tem a obrigação de lê este post por uma questão de segurança pessoal.   



Os hackers descobriram que um dos elementos mais centrais da segurança online - o número do celular - também é o mais fácil de roubar e estão centrando suas ações neste contexto.


O New York Time noticiou que os hackers têm sido cada vez mais capazes de convencer operadoras de transferir números de telefone de clientes em dispositivos sob seu controle. 


Isso  permite aos criminosos redefinir senhas para sites protegidos usando autenticação de dois fatores, um recurso que agora é amplamente usado por Google,  WhatsApp, Twitter e Facebook entre diversos.


Uma grande variedade de pessoas se queixaram de ser alvo deste tipo de ataque feito por "Sequestradores de Telefone"


Você deve ficar particularmente preocupado se você é um investidor precoce de cripto moedas, tais comercial Bitcoin, pois os bandidos  estão concentrando as atenções nos logins requisitados para o contexto das moedas, para se apoderaram das fortunas disponíveis na rede.


The Times aponta para a experiência particularmente preocupante de Joby Weeks, um empreendedor de Bitcoin que perdeu cerca de um milhão de dólares em moeda virtual no final do ano passado.


"Todo mundo que conheço no espaço de criptografia teve su número de telefone roubado", declarou Joby.


Os atacantes parecem estarem concentrando em quem divulga em mídias sociais que possui moedas virtuais ou que seja conhecida por investir em empresas de moedas virtuais, como os capitalistas de risco.


O sequestro de telefones expõe uma vulnerabilidade que pode ser explorado contra qualquer tipo de pessoas, para roubo de informações, incluindo jornalistas, ativistas executivos e políticos. 


Em vários casos, os criminosos mantiveram e-mail  para resgate, ameaçando liberar imagens de nudes  ou de fetiches sexuais das vítimas.


Finalizando, todo cuidado é pouco para quem utiliza telefone no dia a dia!


Como outras pragas do mundo Digital, o sequestro de telefone deve ser uma das que deve ser encarada como o Risco Real para qualquer um!



Fonte: New York Times

https://www.nytimes.com/2017/08/21/business/dealbook/phone-hack-bitcoin-virtual-currency.html




IDFM

terça-feira, 22 de agosto de 2017

Impacto da inteligência artificial (IA).








A inteligência artificial (IA) terá um impacto profundo na sociedade e na maneira como fazemos negócios. 





  • Até 2030, espera-se que a AI ofereça um impulso de US $ 15,7 trilhões ao PIB mundial - o equivalente a adicionar 13 novas Australias à economia global.






  • A China será a região que receberá mais benefício econômico da AI  (US$ 7,0 trilhões) seguido pela América do Norte (US$ 3,7 trilhões).






  • O crescimento global da AI pode ser dividido em duas principais áreas: Melhorias da produtividade do trabalho (US $ 6,6 trilhões) e Aumento da demanda do consumidor (US $ 9,1 trilhões).










Courtesy of: Visual Capitalist




Fonte: Visual Captalist











IDFM

Impacto da inteligência artificial (IA).



A inteligência artificial (IA) terá um impacto profundo na sociedade e na maneira como fazemos negócios. 

  • Até 2030, espera-se que a AI ofereça um impulso de US $ 15,7 trilhões ao PIB mundial - o equivalente a adicionar 13 novas Australias à economia global.

  • A China será a região que receberá mais benefício econômico da AI  (US$ 7,0 trilhões) seguido pela América do Norte (US$ 3,7 trilhões).

  • O crescimento global da AI pode ser dividido em duas principais áreas: Melhorias da produtividade do trabalho (US $ 6,6 trilhões) e Aumento da demanda do consumidor (US $ 9,1 trilhões).
Courtesy of: Visual Capitalist

Fonte: Visual Captalist



IDFM

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Bitcoin: Como funciona?

Avis Ara: Mercado de ações - Como funciona?
Pretende investir no mercado de Bitcoin?

Pelo comportamento do valor do Bitcoin (Hoje 1 Bitcoin está valendo US$ 4 mil) e sua  valorização dia a dia, me faz recordar o "Toque de midas" do Eike Batista e as ações de suas empresas nos anos do boom do mercado de ações no Brasil. Naquela época quem investisse nas empresas X seriam candidatos a bilionários!

Como funciona? 

Se você está pensando em entrar nessa, acredito ser apropriado aprender como operam as pessoas neste tipo de mercado revendo a publicação que fiz em 2010, que descreve a lenda do homem que comprava macacos.



Será que a trajetória insana desta moeda  terá o mesmos destinos quanto os petróleos da OGX ou dos macacos?

Boa leitura.

Mercado de ações - Como funciona?

A lenda dos macacos e o mercado de ações.

Num vilarejo, apareceu um homem anunciando aos aldeões que compraria macacos por $10 cada.Os aldeões sabendo que haviam muitos macacos na região foram à floresta e iniciaram a caça aos macacos.


O homem comprou centenas de macacos a $10 e então os aldeões diminuíram seu esforço na caça. Aí, o homem anunciou que agora pagaria $20 por cada macaco e os aldeões renovaram seus esforços e foram novamente à caça.

Logo, os macacos foram escasseando cada vez mais e os aldeões foram desistindo da busca. A oferta aumentou para $25 e a quantidade de macacos ficou tão pequena que já não havia mais interesse na caça.

O homem então anunciou que agora compraria cada macaco por $50! Entretanto, como iria à cidade grande, deixaria seu assistente cuidando da compra dos macacos.

Na ausência do homem, seu assistente disse aos aldeões:

'olhe todos estes macacos na jaula que o homem comprou. Eu posso vender por $35 a vocês e quando o homem retornar da cidade, vocês podem vender-lhe por $50 cada'.

Os aldeões, espertos, pegaram todas as suas economias e compraram todos os macacos do assistente. E desse dia em diante, eles nunca mais viram o homem ou seu assistente, somente macacos por todos os lados. *

*Eis como uma lenda de macacos explica o funcionamento do mercado de ações !!!


- Posted using BlogPress from my iPhone


IDFM

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

As 10 maiores Fintech Americanas

Aqui estão as dez mais valiosas fintech de risco privado com base nos EUA:





  1. Stripe- Permite que os comerciantes aceite pagamentos on-line e móveis.

  2. SoFi -  Oferece refinanciamento de empréstimo de estudantes e outros serviços para Millennials

  3. GreenSky - Fornece financiamento no local para projetos de melhoria de casa através de sua rede de empreiteiros.

  4. Credit Karma - Oferece pontos de crédito e recomendações gratuitas para cartões de crédito e empréstimos.

  5. Óscar- Faz mais simples comprar e usar seguro de saúde sob Obamacare

  6. Avant - Faz empréstimos on-line rápidos para consumidores com menores escores de crédito.

  7. Zenefits - Vende uma plataforma de recursos humanos baseada em nuvem para empresas.

  8. Prosper - Conecta mutuários e investidores para empréstimos pessoais não garantidos.

  9. AvidXchange - Automatiza o faturamento e os pagamentos de faturas para empresas.

  10. Robinhood - Oferece trades livres de ações e ETFs por meio de aplicativo para dispositivos móveis




Fonte: Forbes 👉 https://goo.gl/fRSf1w




     

As 10 maiores Fintech Americanas

Aqui estão as dez mais valiosas fintech de risco privado com base nos EUA:


  1. Stripe- Permite que os comerciantes aceite pagamentos on-line e móveis.
  2. SoFi -  Oferece refinanciamento de empréstimo de estudantes e outros serviços para Millennials
  3. GreenSky - Fornece financiamento no local para projetos de melhoria de casa através de sua rede de empreiteiros.
  4. Credit Karma - Oferece pontos de crédito e recomendações gratuitas para cartões de crédito e empréstimos.
  5. Óscar- Faz mais simples comprar e usar seguro de saúde sob Obamacare
  6. Avant - Faz empréstimos on-line rápidos para consumidores com menores escores de crédito.
  7. Zenefits - Vende uma plataforma de recursos humanos baseada em nuvem para empresas.
  8. Prosper - Conecta mutuários e investidores para empréstimos pessoais não garantidos.
  9. AvidXchange - Automatiza o faturamento e os pagamentos de faturas para empresas.
  10. Robinhood - Oferece trades livres de ações e ETFs por meio de aplicativo para dispositivos móveis


Fonte: Forbes 👉 https://goo.gl/fRSf1w


     

terça-feira, 8 de agosto de 2017

Avaya - Sai acordo para recuperação judicial

Avaya chega a acordo com credores para sair de recuperação judicial

Avaya chega a acordo com credores para sair de recuperação judicial

WILMINGTON, Estados Unidos (Reuters) - O caminho foi aberto para que a empresa de telecomunicações Avaya saia da recuperação judicial em um acordo com seus credores e com a seguradora governamental de previdência, declarou a Avaya nesta segunda-feira.

A empresa disse que tem apoio de detentores de mais da metade de sua dívida de 4,3 bilhões de dólares e um acerto com o Pension Benefit Guaranty Corp (PBGC) para encerrar o plano de pensão dos empregados.

Os acordos podem resultar na redução de mais de 3 bilhões de dólares da dívida de 6,3 bilhões de dólares que a Avaya tinha quando entrou em recuperação em janeiro.

A Avaya enfrentou desafios ao tentar fazer a transição de um negócio centrado em hardware para software e serviços, e também ao não conseguir vender seu negócio de call center.

A Avaya também teve dificuldades com as suas obrigações previdenciárias. O PBGC disse que o plano dos empregados que trabalham por hora estava subfinanciado em 660 milhões de dólares, enquanto o plano dos assalariados tem um rombo de 1,24 bilhão de dólares.

A empresa norte-americana pagará 300 milhões de dólares ao PBGC e lhe dará 7,5 por cento das ações da reorganizada Avaya em troca de transferir as obrigações com o plano dos empregados assalariados à seguradora, de acordo com documentos jurídicos.

A companhia reorganizada manterá o fundo de pensão para os trabalhadores por hora.

De acordo com o plano, que tem que ser aprovado pelos credores e pelo juiz de falência Stuart Bernstein, os detentores da dívida serão reembolsados com uma combinação de dinheiro, nova dívida e ações da empresa reestruturada.

A Avaya estimou em documentos judiciais o valor de empresa, incluindo dívida e capital próprio, em 5,721 bilhões de dólares.


IDFM

Avaya - Sai acordo para recuperação judicial

Avaya chega a acordo com credores para sair de recuperação judicial

Avaya chega a acordo com credores para sair de recuperação judicial

WILMINGTON, Estados Unidos (Reuters) - O caminho foi aberto para que a empresa de telecomunicações Avaya saia da recuperação judicial em um acordo com seus credores e com a seguradora governamental de previdência, declarou a Avaya nesta segunda-feira.

A empresa disse que tem apoio de detentores de mais da metade de sua dívida de 4,3 bilhões de dólares e um acerto com o Pension Benefit Guaranty Corp (PBGC) para encerrar o plano de pensão dos empregados.

Os acordos podem resultar na redução de mais de 3 bilhões de dólares da dívida de 6,3 bilhões de dólares que a Avaya tinha quando entrou em recuperação em janeiro.

A Avaya enfrentou desafios ao tentar fazer a transição de um negócio centrado em hardware para software e serviços, e também ao não conseguir vender seu negócio de call center.

A Avaya também teve dificuldades com as suas obrigações previdenciárias. O PBGC disse que o plano dos empregados que trabalham por hora estava subfinanciado em 660 milhões de dólares, enquanto o plano dos assalariados tem um rombo de 1,24 bilhão de dólares.

A empresa norte-americana pagará 300 milhões de dólares ao PBGC e lhe dará 7,5 por cento das ações da reorganizada Avaya em troca de transferir as obrigações com o plano dos empregados assalariados à seguradora, de acordo com documentos jurídicos.

A companhia reorganizada manterá o fundo de pensão para os trabalhadores por hora.

De acordo com o plano, que tem que ser aprovado pelos credores e pelo juiz de falência Stuart Bernstein, os detentores da dívida serão reembolsados com uma combinação de dinheiro, nova dívida e ações da empresa reestruturada.

A Avaya estimou em documentos judiciais o valor de empresa, incluindo dívida e capital próprio, em 5,721 bilhões de dólares.


IDFM

domingo, 6 de agosto de 2017

De Herói do WannaCry à CyberVilão?

Quem não recorda, na época dos ataques do WannaCry, o surgimento de um herói anônimo que teria livrado o mundo do teria sido o mais devastador ataque cibernético?


Numa primeira versão explorada pela mídia "romântica", apresentava um jovem "Zé ninguém", das terras da rainha, que teria descoberto "por acaso" e neutralizado a ampliação do ataque mundial!  Marcus Hutchins o salvador do Mundo!


Será que a saída de Hutchins do mundo do anonimato para das celebridades despertou a inveja de outro iguais a ele ou teria direcionado os olhos do FBI para ele?


Nem tudo que parece é e aos poucos verdades são reveladas.


Para quem planejava tirar férias e surfar na Califórnia a verdade parece está sendo outra para Hutchins.


Marcus Hutchins (o herói do WannaCry) foi preso acusado de ser o responsável por desenvolver um grande trojão bancário - que rouba credenciais de login bancário nas sessões do navegador. 


Segundo a matéria publicada por Theverge, a acusação centra-se principalmente em um co-réu cujo nome permanece sob sigilo.


A denúncia criminal alega que Hutchins e seu co-réu se envolveram em uma conspiração para "conscientemente causar a transmissão" do código que intencionalmente "causaria danos sem autorização"  - um crime sob Lei de fraude e abuso de computador de 1986.


Pouco se sabe neste momento, mas pode ser uma indicação de que o co-arguido está cooperando com o governo e ofereceu evidências do envolvimento da Hutchins na criação e venda do malware da Kronos.


O defensor público de Hutchins observou em uma audiência que "cooperou com o governo antes de ser cobrado", embora não seja claro exatamente o que essa cooperação implicou, relata Theverge.


É evidente que, como no Brasil, a delação premiadas está sendo o instrumento para as investigações. 


Isto nos leva a fazer analogia a "operação lava jato", que parecia no início ser algo restrito, se for à fundo na investigação do Kronos, serão descobertas ramificações com outros eventos, que poderão revelar a existência ou não da promiscuidade  de quem desenvolve artefatos de crimes cibernéticos  (vírus, etc) com quem vende a proteção (antivírus, firewall, consultorias, etc).


Será que esta investigação é apenas a ponta de um iceberg?


Será que as acusações resultará em anos de prisão para Marcus Hutchins e seu  compassa ou tornarão eles heróis delatores? 


Será que as acusações credenciará Marcus Hutchins em outro patamar do Business de Ciber Segurança, ou será banido do mercado e  empurrado de vez para o "lado escuro" da força?


Será que o desenrolar das investigações    elevará o peço dos  serviços de proteção e dos consultores de segurança?


Caso tenha interesse em conhecer mais sobre este episódio da Guerra Cibernética,  faça a leitura da matéria publicada no site Theverge (versão traduzida https://goo.gl/MLcsfa)


Veja o que publicamos dentro do contexto de segurança cibernética. 

👉 E agora José ? 

👉 Não tem bola de cristal.

👉 Não tem inocente neste jogo.

👉 Reação americana aos russos

👉 Chegou a vez dos Russos

👉 Reino Unido forma peritos.

👉 Trincheiras em fogo cruzado.

👉Ciber-contra-espionagem

👉Guerra Cibernética é Business.


IDFM

sábado, 5 de agosto de 2017

Assistente virtual e Inteligência artificial - estamos preparados?

O mundo com assistentes  virtuais e inteligência artificial já é uma realidade, cada dia ficamos mais próximos da dependência destas tecnológias.

Será comum estarmos interagindo no nosso dia-a-dia com diversos assistentes virtuais, sejam assistentes de App de bancos, fazendo papel de conselheiro e  consultor financeiro, ou com os assistentes residenciais, verdadeiras governantas ao estilo dos Jetsons, controlando o dia-a-dia da residência e das famílias.

Imagine tudo isso ampliado com a capacidade de aprendizado que a tecnologia de inteligência artificial possibilita!

Imagine a personalidade, temperamento, signo, sexo, religião e time de futebol sendo uma opção de ajuste de configuração! 

O que nos espera o mundo de Alexa, Siri, Google Now,  Cortana e outras Rosie que estão por vir?


O certo é que a cada dia fica mais próximo  o cenário da família dos Jetsons e a conveniente dependência  de sua Governanta robô Rosie.

Mas nem tudo são flores neste jardim,  o vídeo abaixo retrata com humor o que poderá ser um dia o cotidiano das pessoas!




Nos resta um momento de reflexão -  Será que estamos preparados?

IDFM