↖️  Experimente a Novidade, ative o menu de navegação e tenha o conteúdo completo do Avis Ara

terça-feira, 4 de julho de 2017

Guerra Cibernética é Business.

Recomendo a leitura da matéria publicados no Site Worldcrunch, que destaca a importância que está sendo dada em Israel aos assuntos relacionados a Ciber Segurança e Guerra Cibernética.


Para Israel, a guerra cibernética é uma prioridade existencial e econômica.


Si vis pacem, para bellum (se quer paz, prepare-se para a guerra) é a frase que sempre me vem à cabeça quando vejo estes tipos de notícias.


Seguem alguns pontos que coincidem com publicações que fiz sobre o tema:

  • Exército israelense anunciou recentemente a criação de uma unidade cibernética especial, semelhante a outras estruturas militares existentes em todo o mundo.
  • Israel vê isso como um potencial impulso para a economia, pois permitirá que profissional (Soldados) treinamento  se mudem para o setor de alta tecnologia, que poderá ser um boom de Startups israelitas.
  • Profissionalização das atividades de hackers que são contratados por organizações e governos

Veja o que publicamos sobre este assunto, para entender como estão sendo tratados como graves as questões relacionadas a segurança cibernética. 


👉 E agora José ? 

👉 Não tem bola de cristal.

👉 Não tem inocente neste jogo.

👉 Reação americana aos russos

👉 Chegou a vez dos Russos

👉 Reino Unido forma peritos.

👉 Trincheiras em fogo cruzado.

👉Ciber-contra-espionagem


Caso tenha interesse na leitura da matéria na íntegra, acesse clicando  👉Worldcrunch


Segue versão traduzida:


TEL AVIV - As Forças de Defesa israelenses estão voltando sua atenção para uma nova frente: a guerra que se enfurecia no ciberespaço. E, na tentativa de coordenar o que até agora foram desarticulados, às vezes operações sobrepostas, o chefe de gabinete do exército israelense anunciou recentemente a criação de uma unidade cibernética especial.


A unidade será semelhante aos comandos cibernéticos estabelecidos nos últimos anos em outras estruturas militares em todo o mundo. Mas em Israel, isso também é visto como um potencial impulso para a economia, pois o treinamento profissional recebido pelos soldados da unidade permitirá que eles se mudem para o setor de alta tecnologia de Israel. O resultado poderia ser um boom nas empresas Startups  israelitas.


Na guerra cibernética global, os presidentes da Rússia e da Coréia do Norte são os inimigos. No verão passado, uma fonte sênior no aparelho cibernético da Coréia do Sul deu a Calcalist um vislumbre raro neste intrincado mundo de interesses. As duas Coreias estão envolvidas em uma hostilidade cibernética há vários anos. Os hackers afiliados à Coréia do Norte atacam empresas sul-coreanas e infra-estrutura civil, como aeroportos e ministérios governamentais. Uma grande ofensiva há dois anos viu bancos, caixas eletrônicos e estações de TV na Coréia do Sul sendo atacados.


"Defender contra tais ataques passa pelos canais diplomáticos habituais", disse a fonte sul-coreana. "Mas muitas vezes enfrentamos situações em que precisamos confiar em uma potência estrangeira, como a China ou a Rússia. Nós nem sempre recebemos a assistência que gostaríamos. Muitas vezes, precisamos confiar em sua boa vontade e confiar neles completamente".


Lutar contra as unidades cibernéticas do presidente da Coréia do Norte, Kim Jong-un, exige uma diplomacia sofisticada porque, como explica a fonte, os hackers são baseados na China e treinados pelas unidades de hacking chinesas e norte-coreanas.


Para o presidente russo, Vladimir Putin, o ano passado tem sido particularmente turbulento com a queda dos preços do petróleo , um colapso econômico e sanções impostas à Rússia depois de anexar a Crimeia. No entanto, o apoio a Putin está crescendo, e a Rússia é muito ativa na arena do cyber . Os ataques russos visam os Estados Unidos, incluindo instalações federais e grandes corporações, principalmente no setor financeiro.


Hacking for Ransom


O hacker de hoje não é mais o computador adolescente wiz que encontrou uma maneira de se infiltrar nos computadores de uma empresa. O vasto espaço virtual, ao lado da grande quantidade de oportunidades de negócios que oferece e, claro, a generosa compensação, está atraindo uma nova geração de hackers: profissionais de informática com amplo conhecimento em programação e pouca preocupação com a ética. No passado, os hackers podem ter sido lobos solitários que colaboraram on-line. Hoje são verdadeiros profissionais que são contratados por organizações e governos.


Uma atividade cada vez mais popular entre esse corpo de soldados digitais está pirateando o resgate. Ou seja, organizações penetrantes e ameaçando revelar informações a menos que seja pago um resgate. 


Os hackers profissionais trabalham não só para empresas, mas também oferecem seus serviços a qualquer pessoa disposta a pagar, incluindo exércitos e governos.


Check Point, Impreva, Palo Alto, Trusteer, WatchDox. Esta é apenas uma lista parcial das empresas com as quais o empreendedor israelita Shlomo Kramer esteve envolvido. Ele começou a indústria em Check Point com Gil Shwed e Marius Nacht, e agora é considerado uma figura líder nas indústrias cibernéticas de Israel e Silicon Valley.


Kramer (Kramer passou cinco anos no exército israelense) deixou Check Point após disputas com Shwed durante o período de execução da empresa. Em 2002, ele começou a Impreva, uma empresa que aborda o abuso de bancos de dados por usuários internos e agora é negociada em US $ 2 bilhões. Kramer é presidente da Impreva e CEO da Cato Networks, e ele também é um investidor ativo em muitas empresas. Na verdade, ele é um fundo de hedge de um homem. Na maioria dos casos, as empresas nas quais investe tornam-se populares entre outros fundos e investidores.


Vinte e dois anos depois que o Check Point foi estabelecida, fundador e CEO (até o início de setembro) Shwed pode olhar para trás com orgulho, mas também com alguma paranóia.


A empresa que inventou a segurança de dados e começou vendendo o primeiro firewall agora está enfrentando concorrência excepcional. Rival Palo Alto Networks, fundado nos Estados Unidos pelo ex-aluno da Check Point Nir Zuk, tem dado a Shwed um momento difícil nos últimos anos. Em termos comerciais, o Check Point tem uma vantagem sobre o Palo Alto, mas este ano também mostrou crescimento impressionante em termos e valores, ultrapassando o Check Point's. E a previsão de Morgan Stanley para Check Point é pessimista.


A mudança no ambiente de negócios também tornou Shwed mais alerta. O executivo de opinião que superou sua cautela de aquisição e fusão com empresas israelenses comprou Hyperwise e Lacoon. O primeiro, uma tecnologia que protege contra o malware, deveria ser a resposta de Shwed à aquisição da empresa israelense Cyvera por Palo Alto. Mas a compra dele não terminou e Check Point está considerando mais compras.

A empresa ainda não possui soluções para segurança virtual, segurança de infra-estrutura física e respostas adequadas a ataques cibernéticos coordenados muito perigosos .


A Check Point desenvolveu uma tecnologia baseada em firewall e proteção de redes organizacionais. Em sua segunda geração, as cibercaféas israelenses, como Palo Alto Networks e CyberArk, desenvolvem tecnologias que complementam o firewall. Mas, nos últimos anos, o ciberespaço enfrenta mais ameaças e novos heróis cibernéticos nascem - é a terceira geração - que trabalham no desenvolvimento de tecnologias que vão além de travar ataques.


A terceira geração é representada por algumas dúzias de empresas que já levaram milhões de dólares em investimentos já. Eles geram rendimentos de dezenas de milhões de dólares e servem as organizações de defesa mais sensíveis do mundo.


Entre essas empresas, a Adallom foi vendida no mês passado à Microsoft com uma avaliação de US $ 250 milhões e lida com a segurança de dados de aplicativos baseados em nuvem das organizações; A Cybereason, que arrecadou US $ 30 milhões, também é avaliada em cerca de US $ 100 milhões e lida com a contenção dos ataques cibernéticos coordenados pelo dia da condenação; E Ensilo, que arrecadou US $ 13 milhões e desenvolveu uma tecnologia para prevenção de exfiltração.


IDFM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para Comentar, você precisa seguir o AvisAra