domingo, 9 de abril de 2017

Engenharia social - Todo cuidado é pouco!

T

Espero que esteja equivocada esta crença para o mercado Brasileiro, mas é preocupante que dentre as seis técnicas de engenharia social muito eficazes, se destaca em quarto lugar a técnica do Falso Recrutador. 


Seria este o motivo de, no LinkedIn, ter tanta gente reclamando que não recebe retorno nos headhunters?


Engenharia social é termo utilizado para descrever um método de ataque, onde alguém faz uso da persuasão, muitas vezes abusando da ingenuidade ou confiança do usuário, para obter informações que podem ser utilizadas para ter acesso não autorizado a computadores ou informações.


Com tantos headhunters procurando candidatos a emprego, ninguém suspeita quando um falso recrutador vem inflar o ego de um funcionário e oferecer posições sedutoras só para obter informações.


Nestes casos o crimino, travestido de headhunter, pode ameaçar dizer ao chefe do empregado que ele está planejando deixar a empresa e já compartilhou informações confidenciais para fazer a vítima informar suas senhas de acesso aos sistemas.


As empresas investem fortemente nas ferramentas para prevenir ataque, invasões e fraudes, mas acredito que a engenharia social é a principal causa destas invasões, ataques e fraudes, usam do recurso mais frágil do contexto, o ser humano. 


Todo cuidado é pouco!


Vale a pena a leitura e divulgação desta matéria, repasse para seu contatos, funcionários, instrua seu idosos, suas crianças e empregados domésticos.


http://cio.com.br/tecnologia/2017/04/09/conheca-seis-das-tecnicas-de-engenharia-social-muito-eficazes



IDFM

Nenhum comentário:

Postar um comentário