↖️  Experimente a Novidade, ative o menu de navegação e tenha o conteúdo completo do Avis Ara

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Guerra cibernética - Reino Unido forma peritos em Bletchley Park

Ensino - Reino Unido forma peritos em cibersegurança em Bletchley Park

Reproduzo a seguir uma matéria que destaca a preocupação  do Reino Unido na formação de peritos em cibersegurança  em Bleclhey Park, também foi destaque no JN de hoje ( http://globoplay.globo.com/v/5472774 ).

Si vis pacem, para bellum (se quer paz, prepare-se para a guerra) é a frase que sempre me vem à cabeça quando vejo estes tipos de notícias.

Isto só fortalece a percepção que estamos em plena guerra cibernética e eles estão repetindo o passo que deu resultado no passado.

Não é a toa que o britânicos estão dando esta notícia com o destaque para o local que será usado para a formação de equipes para combater no mundo cibernético. 

Vocês vão concordar comigo o quão importante é a simbologia do local escolhido para a formação dos peritos, após assistirem o filme O jogo da imitação, https://youtu.be/Q2xrQ5U0Tbo , que conta a história de como o Alan Turing, considerado o pai da informática,  fez para quebrar códigos nazistas, incluindo o "Enigma", que criptógrafos acreditavam ser inquebrável, que resultou na vitória dos aliados sobre os nazistas.

Assistam, vale a pena!

Reino Unido forma peritos em cibersegurança em Bletchley Park

Benedict Cumberbatch interpretou o papel de Alan Turing no filme O Jogo da Imitação, de 2014

Foi nesta casa que o matemático britânico Alan Turing, considerado o pai da informática, conseguiu, graças à sua máquina 'Enigma', decifrar os códigos utilizados pelos submarinos alemães na II Guerra Mundial.

A próxima geração de peritos britânicos em cibersegurança vai ser formada em Bletchley Park, local mítico onde foram decifrados os códigos nazis durante a Segunda Guerra Mundial, anunciou hoje o diretor do novo instituto.

O primeiro Colégio Nacional de Cibersegurança no Reino Unido vai escolher "os estudantes mais talentosos e mais qualificados", avançou Alastair MacWilson, em comunicado.

A criação desta formação, batizada Qufaro, no centro da Inglaterra, pretende reunir recursos, atualmente complexos e dispersos, do ciber-ensino britânico, acrescentou.

"Para os que querem fazer uma carreira (no setor), existem atualmente possibilidades excelentes e variadas, cada uma com um papel vital, mas sem oferecer realmente um ecossistema unificado de informações", sublinhou.

"Ao ligar o que já existe e anulando as lacunas, a Qufaro vai permitir aos profissionais em início de carreira desenvolver as suas qualificações informáticas", salientou ainda.

O centro visa prioritariamente formar jovens com idades entre os 16 e 19 na cibersegurança, através de cursos de informática, matemática e física", especificou MacWilson, que informou também que o sítio de Bletchley Park, depois de beneficiar de obras de restauração que importaram em seis milhões de euros, vai abrir em 2018.

Foi nesta casa que o matemático britânico Alan Turing, considerado o pai da informática, conseguiu, graças à sua máquina 'Enigma', decifrar os códigos utilizados pelos submarinos alemães que cruzavam o Atlântico Norte, precipitando, segundo alguns historiadores, a queda de Hitler.



Enviado do meu iPhone

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para Comentar, você precisa seguir o AvisAra