(Reuters) - O primeiro táxi  sem motorista começou a trabalhar na quinta-feira, em avaliação público limitada, nas ruas de Cingapura.

    Desenvolvedor nuTonomy convidou um seleto grupo de pessoas para baixar seu aplicativo e andar de graça no seu "robo-táxi" no distrito de negócios de Singapura oi-tech ocidental, na esperança de obter um feedback à frente de um lançamento  planejada para 2018.

"Este é realmente um momento na história que vai mudar como as cidades são construídas, como nós realmente olhamos para o nosso ambiente", disse nuTonomy executivo Doug Parker Reuters.

Os passeios de avaliação ocorreram em um veículo elétrico Mitsubishi i-MiEV, com um engenheiro sentado atrás do volante para monitorar o sistema e assumir o controle, se necessário.

A avaliação está em uma base contínua, nuTonomy disse, e segue testes privados que começou em abril.

Parker, cuja empresa fez uma parceria com o governo de Cingapura no projeto, disse que espera ter 100 táxis que trabalham comercialmente no Citystate do Sudeste Asiático em 2018.

Nutonomy é uma das várias empresas que competem para lançar veículos de auto-condução, com as montadoras e empresas de tecnologia impressionantes novas alianças. 

A montadora sueca Volvo AB, disse na semana passada que tinha concordado em uma aliança $ 300 milhões com o serviço de passeio Uber [UBER.UL] para desenvolver um veículo sem condutor. 

Israeli assistente de condução fabricante de software Mobileye NV informou que seu veículo, desenvolvido com Delphi Automotive Plc, estaria pronto para a produção em 2019, enquanto a Ford Motor Co disse que seu carro auto-condução foi previsto para 2021. 

(Reportagem de Patrick Johnston, Edição de Robert Birsel)