↖️  Experimente a Novidade, ative o menu de navegação e tenha o conteúdo completo do Avis Ara

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Telegram x WhatsApp: qual é o melhor?

Notícia: Telegram x WhatsApp: qual é o melhor?
Olha aí uma boa avaliação...


Telegram x WhatsApp: qual é o melhor?

Lançado em 2013, o aplicativo de mensagens privadas Telegram anunciou nesta terça-feira, 23, ter alcançado a marca de 100 milhões de usuários ativos mensais. Ainda está bem abaixo de seu principal rival, o WhatsApp, que conta com mais de 900 milhões de usuários ativos mensais, mas parece estar no caminho certo.

Afinal de contas, muitos usuários acreditam que o Telegram possui mais recursos e é uma alternativa mais eficiente ao app de mensagens pertencente ao Facebook. Mas será que o WhatsApp está apenas colhendo os frutos de sua popularidade ou é mesmo um serviço mais completo? Testamos e comparamos os dois aplicativos e mostramos o resultado para você.

Visual

Talvez seja o elemento menos importante em uma avaliação de um aplicativo - e também o mais subjetivo -, mas nem por isso é totalmente sem valor. Para novos usuários, o Telegram de fato refresca o olhar de quem há anos se acostumou com os tons esverdeados do WhatsApp. Mas, com o tempo de uso, as cores frias e padronizadas do Telegram também podem parecer monótonas.

O WhatsApp possui uma identidade visual independente e original, enquanto o Telegram aposta na simplicidade de seu serviço e economiza no design, tornando-o quase genérico. Neste ponto, o app do Facebook se sai melhor, pelos detalhes na interface e em toda a estrutura do chamado "UX" ("user experience").

Reprodução

Performance

Sem dúvida, o Telegram se sai melhor nesse quesito. Arquitetado "na nuvem", todos os arquivos e dados das conversas são armazenados em servidores em rede, ocupando, assim, menos espaço na memória interna do smartphone. Ao contrário do WhatsApp, que registra tudo localmente. Isso torna o Telegram bem mais rápido e leve do que o concorrente.

Além disso, o app possui código aberto, permitindo que desenvolvedores do mundo todo criem novas ferramentas e recursos para o programa. Embora o WhatsApp também seja rápido e eficiente, seu consumo de memória RAM é maior e usá-lo simultaneamente a outros apps pode causar travamentos, dependendo do smartphone e sistema operacional.

Recursos

É por pouco, mas essa é mais uma vitória do Telegram. As limitações do WhatsApp em termos de recursos são nítidas. Embora o app tenha se empenhado em adicionar novas funções à experiência do usuário, o rival está muito a sua frente com opções como a de adicionar stickers à conversa, reproduzir animações em formato GIF e criar canais de comunicação em massa.

Reprodução

Por outro lado, o WhatsApp oferece chamadas por áudio gratuitas, mas limitações como a velocidade da internet dos participantes comprometem a qualidade das conversas. Ao economizar nos recursos do chat em texto, o aplicativo perde espaço justamente no que motivou os usuários a usá-lo em primeiro lugar.

Segurança

Mais um quesito equilibrado, porém vencido pelo Telegram. O aplicativo traz diversos recursos que garantem a integridade dos dados do usuário, como o armazenamento em nuvem nativo, a opção de determinar um prazo para que as mensagens sejam apagadas e criar chats criptografados. Tudo isso além do fato de que o Telegram não está nas mãos de uma empresa global como o Facebook.

O WhatsApp, porém, garante que não compartilha as informações do usuário com qualquer outro serviço. Por armazenar os dados no próprio smartphone, o app também se mantém longe das suas conversas e sem qualquer acesso a elas. No entanto, a política de respeito à privacidade não é o bastante para competir com recursos sólidos de proteção como os do Telegram.

Conclusão

Reprodução

Fica claro nesta avaliação que, nos mais diversos quesitos, o Telegram é mais eficiente do que o rival. Tudo isso, porém, perde valor frente a um pequeno detalhe: a popularidade do WhatsApp. Afinal, não adianta muito ter à disposição um aplicativo melhor e não ter com quem realizar suas conversas. Para o bem ou para o mal, o app do Facebook ainda é o mais adotado em todo o Brasil.

Com uma base de usuários maior e mais sólida, o Telegram teria todos os recursos para destronar o rival e tornar-se o app de mensagens mais usado do Brasil - posto que não lhe seria um exagero. O WhatsApp não é um programa ruim (longe disso!), mas certamente poderia pegar algumas dicas com o concorrente e, assim, melhorar ainda mais a experiência de seus milhões de usuários.





Enviado do meu iPhone

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para Comentar, você precisa seguir o AvisAra