↖️  Experimente a Novidade, ative o menu de navegação e tenha o conteúdo completo do Avis Ara

sexta-feira, 12 de junho de 2015

O que é Cloud, IoT, Big Data ? - (Definição, significado , conceito)

Atendendo pedidos de seguidores, estou publicando este Post com o objetivo de conceituar de forma simples e para os leigos o significado de termos que estão na moda para quem é de TI (Informatica) e que vão moldar o futuro.

A consequência produzida por esses trecos já começam a fazer parte do dia-a-dia da população em geral sem ser percebido.

Vamos lá:

Cloud - Nuvem - É o conceito de computação distribuída em rede, rede de computadores, na nuvem é a forma comumente usada para dizer que está em algum lugar na rede, a internet por exemplo é Cloud publica mais abrangente, onde se armazenam informações, processam informações transfere informações, etc.

IoT - Internet of Things - Internet das coisas - Qualquer coisa que colhe informação e usa a internet ou a Cloud para armazenar, transferir informação... Uma geladeira, um relógio, uma pulseira fitness, os sensores de carros, radar, semáforos, fraudas, etiquetas de roupa, lâmpadas, termômetros, qualquer coisa que vc imaginar poderá coletar informações através da rede.

Big Data - São as informações que vem sendo geradas no dia-a-dia, localização, coordenadas geográfica, seu cadastro, sua temperatura, suas fotos, vídeos, as câmeras de vigilância, check-in, blogs, sua navegação na internet, suas consultas no Google, suas mensagens no Facebook, Twitter, email, whatapps, as informações geradas por seus dispositivos e sua coisas (IoT). Em fim, tudo que você faz... No popular é o rastro digital que pessoas vão deixando pela vida...

Hadoop, Analytics - são ferramentas, software, aplicativos, programas que fazem o papel de garimpador de informações de rastros digitais, o Big Data, geradas por IoT, e fazem estas informações fazerem sentido para todos os contextos.

Veja como estes personagens são entrelaçados e a importância entre eles clickando aqui

Veja também como a vida vem sendo transformada por eles clickando aqui

Que achou ? Qual sua opinião sobre o assunto ?

Aprecio por você está lendo meus posts. Espero que estes e os dois links tenham  sido úteis para você. 

Gostaria de saber sua opinião, comente, curta e repasse, em fim, dê oportunidade a outros terem acesso à estas informações, que podem vir a ser úteis para elas.

Obrigado!




Um comentário:

Unknown disse...

EU. GOSTARIA. DE. SUGERIR UMA QUE SEJA ELABORADA UMA APOSTILA.,EXPLICANDO. DESDE INTERNET ATÉ CLOUD !!!..

Postar um comentário

Para Comentar, você precisa seguir o AvisAra