↖️  Experimente a Novidade, ative o menu de navegação e tenha o conteúdo completo do Avis Ara

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Uma dica (muito) simples de produtividade pessoal

Pessoal,

Repasso a vocês um conteúdo pescado na internet que considero interessante.

É simples e pode ajudar aqueles que ficam "desesperado" com o volume de coisas que se tem para fazer no dia-a-dia.

Bom proveito !... e FOCO !

Uma dica (muito) simples de produtividade pessoal

[O post Uma dica (muito) simples de produtividade pessoal foi publicado em Miguel da Rocha Cavalcanti. Visite e participe. Abs, @mcavalcanti.]

Recebi via comentário do blog, um link de uma dica muito boa de produtividade. É o Personal Kanban, ou kanban pessoal. Ou seja, uma aplicação simples da técnica que empresas como a Toyota usam para serem mais produtivas e eficientes.

O sistema é absurdamente simples. São dois itens: visualize seu trabalho e diminua/limite o número de coisas que você está envolvido em determinado momento. Eles sugerem que você crie um quadro ou folha em que separe em três partes: o será feito, o que está sendo feito e o que foi feito.

Limitar o que está sendo feito é meu maior problema. Eu sempre coloco muita coisa na minha lista de coisas a fazer. Eu parei de usar sistemas digitais de gerenciamento de to-do lists por causa disso: cabiam listas infinitas.

Eu acho que essa é uma dica que pouca gente reforça. Todo mundo sabe que você precisa se organizar, precisa de agenda, de planejamento, etc. Mas essa dica básica mudou minha forma de avaliar isso tudo.

O principal é colocar pouca coisa para fazer no dia, e focar nessas poucas coisas. Eles usam uma metáfora/comparação excelente.

Uma avenida tem uma capacidade determinada de carros, por exemplo 1.000 carros. Mas se você coloca mais do que 65% da capacidade, os carros começam a andar mais devagar. Se você coloca 100% da capacidade, tudo pára. Ou seja, cabe muito carro, mas a meta não é lotar a avenida, mas fazer os carros fluírem.

Quanto mais carros tiver na avenida, ou quanto mais tarefas você tiver na sua lista, menor vai ser a velocidade com que as coisas vão andar, acontecer. Mais lento vai ser seu avanço nos projetos.

Eu achei essa metáfora fantástica, pois sempre tentava colocar o máximo de ações/itens a serem feitos. E nunca conseguia, me sentia afogando, ou engarrafando. Agora faz todo sentido, o objetivo não é lotar a avenida, mas andar na máxima velocidade.

Abaixo o engarrafamento!

Em tempo: estou lendo outro livro sobre produtividade, com foco em pessoas criativas. Estou gostando muito. E o mais interessante é que a maioria das técnicas se repetem, mas a ênfase não se repete. Muita coisa que esse livro fala, já tinha visto em outros lugares, mas agora apareceu com mais ênfase e fez muito sentido para mim.

[O post Uma dica (muito) simples de produtividade pessoal foi publicado em Miguel da Rocha Cavalcanti. Visite e participe. Abs, @mcavalcanti.]

- via Feeddler RSS Reader

IDFM

<Enviado via iPhone>

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para Comentar, você precisa seguir o AvisAra